Noticía

6ª Conferência Municipal de Saúde de Currais Novos acontece nesta quarta, 03

O Conselho Municipal de Saúde de Currais Novos em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizam nesta quarta-feira, 03, no auditório A do CERES UFRN a 6ª Conferência Municipal de Saúde, encontro este que terá como tema central dos debates a “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A abertura da conferência aconteceu nesta manhã com a participação do Prefeito Odon Jr, do Vice-Prefeito Anderson Alves, do Secretário Municipal de Saúde, Luciano Oseás, Vereadores, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Amisterdan Colly Silva de Azevedo, além de representantes dos trabalhadores da saúde, dos prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS e representantes de gestores em saúde.

Para o Prefeito Odon Jr, o Conselho Municipal de Saúde de Currais Novos é muito atuante e tem grande importância para o controle social em busca de ações para a população. “Temos que unir esforços para lutarmos por um novo pacto federativo onde tenhamos um melhor financiamento do SUS e assim melhores condições de atender a população”, comentou o Prefeito, ressaltando a importância de programas como o “Mais Médicos” e a parceria com a UFRN através do curso de Medicina e a Residência Multiprofissional.

Durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde acontecem debates com 3 eixos temáticos: Saúde como Direito, com o Advogado e Presidente da Seccional Currais Novos da OAB, Rafael Diniz; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde, com Maria do Rosário; e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS, com a represente do Conselho Estadual de Saúde, Avânia Dias. À tarde, acontecem trabalhos em grupos com eixos temáticos e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual. Neste ano, a Conferência Municipal inovou com a realização da “Conferencinha”, encontro que contou com a participação de 20 crianças entre 8 e 12 anos representantes de escolas públicas e privadas que debateram o tema da conferência de forma lúdica com o intuito de exercerem seus direitos na participação social em saúde.

 

 

<< Voltar